terça-feira, 4 de julho de 2017

Tutorial Render V-Ray Sketchup: Configurando Iluminação Omni Light para Renderizar no V-Ray - Básico

Olá Polvo! 

Continuando com a série render básico V-Ray para Sketchup. Hoje vamos falar da Omni Light.

A Omni Light é uma iluminação que emite luz em todas as direções, apesar de ter um formato de esfera, ela não se comporta como uma, mas sim, como uma luz mais pontual e difusa.

Eu geralmente uso ela em abajures.

Hey ho, Let's Go começar o Passo a Passo!

Antes de mais nada, não esqueçam de nos curti no Facebook
https://www.facebook.com/arquiteturaativa/

1º Passo: Indentificando a Omni Light no V-Ray; Primeira Luz na janela VfS: Lights;

2º Passo: Clique na opção Omni Light e em seguida clique no local que você quer inserir; vai surgir uma esfera enorme, mas como todas os emissores de luz do V-Ray nós podemos alterar o tamanho usando a escala.

-Lembrando que quando você diminui o objeto não diminuirá a intensidade de luz, quem altera a intensidade de luz é o Intensity nas configurações.



3º Passo: Reduza o tamanho usando a ferramenta Scale e Mova (Move) posicionando onde deseja; Neste caso vou colocar dentro da cúpula do abajur.



Pronto! posicionado o emissor de luz dentro da cúpula do abajur.



Após esses passos iniciais, vamos para as configurações.

4º Passo: Clique com o botão direito do mouse sobre a esfera, vá em V-Ray for Sketchup e clique em Edit Light


5º Passo: Abrimos então a janela V-Ray light editor;

Nesta configuração nós vamos alterar apenas a Cor (Color) e a Intensidade (Intensity); A intensidade tem que ficar com um valor bem alto, acima dos 1000.00

Uma cor que gosto de utilizar para iluminação interna, exceto cozinhas e banheiros (áreas frias) é a cor da palheta amarela R255, G211, B140, utilizo para deixar os ambientes mais confortáveis, porque na vida real a iluminação de áreas intimas e sociais geralmente utiliza-se branco quente; Fica bem bacana essa cor na iluminação.



Prontinho! Só renderizar o seu abajur ou o objeto que deseja.


Fácil essa configuração né!! Mas muitas vezes pode dar problema de a cor explodir ou simplemente você utilizar uma intensidade muito alta e a iluminação não aparecer.

Para isso temos a solução abaixo:

Se perceber que a tua esfera está com as faces azuis, significa que a emissão de luz está voltada para dentro e não para fora, lembre que apenas a parte branca que emite luz. Neste caso entre no grupo do emissor de luz, selecione todas as faces e clique em Revert Faces. A face branca vai ficar para fora e vai emitir a luz configurada.


Se acaso você inserir um valor muito alto no intensity e a luz estiver explodindo, certifique-se se na opção Decay está selecionado Inverse Square, que é a configuração já padrão para essa luz.



Polvo, terminamos mais um tutorial! Essa luz é muito simples, muito simples mesmo e geralmente eu só uso para abajures. Porque não é uma luz direcional, ela esta mais para um ponto de luz.

Espero que dê tudo certo na configurações de vocês, dúvidas estamos no facebook

Até logo e um abraço galera...

Nenhum comentário :

Postar um comentário