terça-feira, 4 de julho de 2017

Tutorial Render V-Ray Sketchup: Configurando Iluminação Omni Light para Renderizar no V-Ray - Básico

Olá Polvo! 

Continuando com a série render básico V-Ray para Sketchup. Hoje vamos falar da Omni Light.

A Omni Light é uma iluminação que emite luz em todas as direções, apesar de ter um formato de esfera, ela não se comporta como uma, mas sim, como uma luz mais pontual e difusa.

Eu geralmente uso ela em abajures.

Hey ho, Let's Go começar o Passo a Passo!

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1º Passo: Indentificando a Omni Light no V-Ray; Primeira Luz na janela VfS: Lights;

2º Passo: Clique na opção Omni Light e em seguida clique no local que você quer inserir; vai surgir uma esfera enorme, mas como todas os emissores de luz do V-Ray nós podemos alterar o tamanho usando a escala.

-Lembrando que quando você diminui o objeto não diminuirá a intensidade de luz, quem altera a intensidade de luz é o Intensity nas configurações.



3º Passo: Reduza o tamanho usando a ferramenta Scale e Mova (Move) posicionando onde deseja; Neste caso vou colocar dentro da cúpula do abajur.



Pronto! posicionado o emissor de luz dentro da cúpula do abajur.



Após esses passos iniciais, vamos para as configurações.

4º Passo: Clique com o botão direito do mouse sobre a esfera, vá em V-Ray for Sketchup e clique em Edit Light


5º Passo: Abrimos então a janela V-Ray light editor;

Nesta configuração nós vamos alterar apenas a Cor (Color) e a Intensidade (Intensity); A intensidade tem que ficar com um valor bem alto, acima dos 1000.00

Uma cor que gosto de utilizar para iluminação interna, exceto cozinhas e banheiros (áreas frias) é a cor da palheta amarela R255, G211, B140, utilizo para deixar os ambientes mais confortáveis, porque na vida real a iluminação de áreas intimas e sociais geralmente utiliza-se branco quente; Fica bem bacana essa cor na iluminação.



Prontinho! Só renderizar o seu abajur ou o objeto que deseja.


Fácil essa configuração né!! Mas muitas vezes pode dar problema de a cor explodir ou simplemente você utilizar uma intensidade muito alta e a iluminação não aparecer.

Para isso temos a solução abaixo:

Se perceber que a tua esfera está com as faces azuis, significa que a emissão de luz está voltada para dentro e não para fora, lembre que apenas a parte branca que emite luz. Neste caso entre no grupo do emissor de luz, selecione todas as faces e clique em Revert Faces. A face branca vai ficar para fora e vai emitir a luz configurada.


Se acaso você inserir um valor muito alto no intensity e a luz estiver explodindo, certifique-se se na opção Decay está selecionado Inverse Square, que é a configuração já padrão para essa luz.



Polvo, terminamos mais um tutorial! Essa luz é muito simples, muito simples mesmo e geralmente eu só uso para abajures. Porque não é uma luz direcional, ela esta mais para um ponto de luz.

Espero que dê tudo certo na configurações de vocês, dúvidas estamos no facebook

Até logo e um abraço galera...

terça-feira, 27 de junho de 2017

Tutorial Render V-Ray Sketchup: Configurando Iluminação Spot Light - Iluminação Geral e Spot direcionado - Básico

Olá Pessoal!!

Sim, demorou, mas estamos de volta com a sequência de tutoriais.😅

Dessa vez vamos falar sobre Spot Light e como podemos utilizar essa iluminação em nossas imagens.
O Spot Light usa uma configuração mais simples do que a iluminação IES, e como a IES ele cria um cone de iluminação direcionada.

Para esse tutorial vou utilizar o Sketchup 2015 e V-Ray 2.0, em um futuro (espero não muito distante) vou fazer uma compatibilização da versão do V-Ray 2.0 para o V-Ray 3.4, vocês irão se assustar porque a interface e os botões mudaram muito, além de terem acrescentado outras funções, o que achei ótimo!

Então sem mais rodeios, vamos começar com o Passo a Passo!

Espero que gostem! 😆

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1º Passo: Reconhecendo o símbolo do Spot Light. Terceiro ícone na barra de Luz do V-Ray.

2º Passo: Clique no local onde você quer adicionar a luz, e ele criará o emissor de luz.
Sim! Ele vem enorme, mas não tem problema porque podemos diminuir ele com a ferramenta Scale.



3º Passo: Use a ferramenta Scale e diminua para um tamanho que fique proporcional ao seu projeto.


4º Passo: Use a ferramenta Move e posicione o Spot no local que deseja.

Obs.: 1 - O Spot tem que ficar um pouco perto da parede para que o cone de iluminação fique mais evidente, mas se não quiser, não tem problema.
2 - Não tem problema o Spot ficar um pouco para fora, desde que o centro fique dentro do ambiente, pois ele é quem emite a Luz.


Pronto, após diminuir o tamanho do Spot e posicionar no local podemos começar a configuração de iluminação.

DICA: Você já se deparou em um projeto que teve varios spots e na hora do render viu que a iluminação estava exagerada ou faltava luz e acabou tendo que configurar todos os spots novamente? Pois então, quando eu sei que tenho vários spots do mesmo, eu crio componente do spot e basta eu editar apenas um dos escolhidos para que todos sejam editados. Yep! preguiça mesmo hahaha mas facilita o trabalho, principalmente quando o render não precisa ter 100% de exatidão.


5º Passo: Botão direito sobre o Spot emissor de Luz; vá em Vray for Sketchup e clique em Edit Light




Abriu a janela V-Ray light editor, a configuração é bem simples e NUNCA esqueça que esse tutorial é uma base, que no fim você tem que configurar conforme o teu projeto e necessidade.

6º Passo: Você provavelmente notaram uma certa semelhancia com o IES, única diferença aqui é que nós temos que configurar nosso spot e não utilizar um arquivo já existente. O que acho ótimo, porque nos dá mais controle do que queremos.

Como já sabemos: 
Enable para habilitar ou não a configuração
Color para alterar a cor da Luz
Intensity para alterar a intensidade da Luz, dependendo da ocasião esse número passa de 10.000


Você terá esse resultado abaixo: Um cone de Luz!  mas se repararmos ele não se assemelha muito com a realidade, porque suas arestas estão mais secas, sem aquela difusão que a Luz tem.  Calma! Vamos alterar isso.



7º Passo: Voltamos para o V-Ray light editor e agora que vamos aprender algumas configurações novas!

Apenas 4 opções que nós vamos alterar para ter uma configuração básica:

Na aba Spot Angles

Cone Angle: Ele controla a abertura do cone de iluminação, se você quiser ele mais fechado usará valores menores que 1.0, se quiser maior, obviamente, valores maiores que 1.0.

Penumbra Angle: Ele que vai dar o efeito mais difuso na luz, quanto maior o valor mais dissipada fica a luz, podendo até perder o formato de cone.



Resultado com Intensity 30.0; Cone Angle 0.5; Penumbra Angle 0.2

Reparem como a marcação no chão e o contorno do cone estão mais difusos e o cone mais fechado em comparação a primeira configuração.




Outra configuração que vamos fazer é fechar mais o cone de luz no topo e não deixar a luz tão marcada no chão também, assim ficamos com o Spot mais próximo da realidade.

8º Passo: Voltamos para a janela de configuração V-Ray light editor (claro que depois que vocês aprenderem, não vão ficar precisando abrir e fechar essa janela toda hora. hehe).

Vá na aba Options e selecione Inverse Square. 

Por que? A configuração padrão é a Linear, isso signifca que a luz  será distribuida de forma uniforme na projeção do cone. O Inverse Square ele distribui como acontece na realidade, fica mais intenso perto da fonte de luz e mais difusa conforme o feixe de luz vai se abrindo, e o Inverse sozinho é uma mistura dos dois.

Só que a medida que você seleciona o Inverse Square, você terá que alterar o Intensity. Pode jogar um valor bem alto, bem alto! Porque como a luz se dissipa ela acaba perdendo sua potência.



Resultado abaixo com Intensity 130000.0; Cone Angle 0.5; Penumbra Angle 0.2

Agora sim a iluminação está bem próxima da realidade!

Sintam-se livres para configurar da forma mais apropriada para seus projetos, a parte importante que é: como funciona essa Luz, vocês acabaram de aprender, agora só ir testando!




É isso ai pessoal!! espero que vocês tenham entendido. Essa configuração eu acho até mais simples que a IES, super básica e funciona.


Vou mostras como eu uso esse spot.

Quando eu estou com muita pressa para fazer um render e preciso de algo rápido e não muito detalhado. Geralmente eu uso a iluminação IES e completo com o Spot Light para deixar a imagem mais iluminada.
Neste caso eu abaixo a Intensity para menos de 30, podendo ser -25.0 ou em alguns casos até 0.25; o Cone Angle para 1.5 e Penumbra Angle para 32.0 , assim eu não tenho a marcação no chão e tenho a imagem mais iluminada.   (trabalho de preguiços? yes! mas como disse, render rápido sem perder muito tempo em configuração.)


Resultado com a configuração acima: Temos um ambiente iluminado e sem muita configuração. Gente!! mas use isso só em caso de render rápido, porque para um render mais realista é preciso cuidar dos detalhes!



É isso aí galera,  terminamos!! Vamos para o próximo post....

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Abraços a todos!! 😆

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Tutorial Render V-Ray Sketchup: Configurando Iluminação Retângulo de Luz/Fita de LED - Iluminação Forro e Arandelas para Renderizar no V-Ray - Básico

Olá Pessoal,

estamos mudando nosso blog, em breve terá novidades e maior regularidade nas publicações.

O tutorial de hoje é o Retângulo de Luz.

Utilizamos o retângulo de Luz para fazer o efeito de iluminação LED em sancas de forro ou nichos, Plafons, Arandelas...depende da necessidade de vocês.


Iluminação indireta em sanca/forro


Então vamos lá!

Lembrando que iluminação trabalha com unidade de medida em Centímetro.

O Exemplo que vamos fazer é para Sanca, entretanto você pode fazer para tudo que achar necessário, só regular intensidade e cor.

1º Passo: Selecione a Ferramenta Retângulo de Luz na tua barra de ferramentas do V-Ray;


2º Passo: Faça o retângulo no tamanho e no local desejado; (ele não vai ficar azul assim, então não ache que esta fazendo errado)


Depois de feito o retângulo certifique que a face branca fique exposta para o local que deseja que ilumine, ou seja, para o interior do ambiente.

3º Passo:

O retângulo tem 2 faces a Azul e a Branca, a Branca é onde há a emissão de luz e a Azul fica preta.

Você não precisa entrar no bloco para inverter a face, apenas use o Flip Along ( clique com o botão direito em cima do teu objeto selecionado, vá em Flip Along > escolha um dos eixos, confesso que nunca paro para pensar qual eixo usar, então vou fazendo o teste, geralmente o azul dá certo)

Se não conseguir usar o Flip Along use o move ou o rotate para girar em 180º na vertical ou horizontal, tanto faz.



Observem a imagem como a face branca ficou exposta para o centro do forro, você deverá ater-se sempre a isso, mesmo se for utilizar o retângulo de luz para Plafon ou Balizador, se atente a colocar a face Branca sempre para o interior do ambiente.



4º Passo: Selecione a ferramenta MOVE e arraste teu retângulo de luz para o fundo da Sanca, se ele ficar na ponta não dará o efeito difuso da Sanca.



5º Passo: Após afastado, vamos ajeitar o comprimento para que ele ilumine toda a sanca e não fique com sombra nas bordas internas.

Com a ferramenta SCALE selecione o ponto do meio e aumente o Retângulo até a face mais próxima da sanca, ou como achar que fica melhor, nesta hora depende da tua modelagem.


Vai ficar como a imagem abaixo.


Repita isso para os dois lados.

Obs.: Você só faz esse procedimento se teu retângulo ficar muito menor do espaço que tem na sanca, como o exemplo que fiz no inicio.


Finalizado os ajuste de forma, agora vamos configurar a Luz.

6º Passo: Com o botão direito em cima do teu Objeto Selecionado vá em V-Ray for Sketchup > Edit Light


Aberta a Janela V-Ray Light Editor

Tem várias Opções, inicialmente vamos alterar apenas Intensity (Intensidade) e Color (Cor)

7º Passo: No Intensity ele já terá o valor 30,0, porém temos que deixar esse valor acima de 100,0.

Eu geralmente uso para fita de LED valores entre 600,00 a 1200,00, porque sempre insiro ele em algum nicho e assim o facho de luz aparece melhor.

Se for para outros elementos você pode usar 100,0 a 150,0, mas lembrando que a intensidade depende de quanto de iluminação você já tiver em seu ambiente e qual efeito você deseja também, logo vale a regrinha do render teste (renderizar na menor resolução para ver como ficou a iluminação).

Mas esses valores tem funcionado para mim.


Agora Fazendo um Render Teste, e está aí!!

Simples a configuração, né!?


Após configurado a iluminação, vamos colocar o retângulo de Luz em todos os lado.

Eu tenho um hábito que facilita muito o meu trabalho, crio componente de tudo, por que?

Porque se eu tenho um mesmo objeto que eu vou usar várias vezes que vai ter a mesma configuração dos outros, eu edito apenas um e ele vai editar todos os outros automaticamente. Vale para tudo e no caso de iluminação é excelente!!

8º Passo: Com o retângulo de luz selecionado clico com o botão direito sobre ele e depois Make Component (criar componente), apenas isso!  (uso a versão do sketchup 2015, talvez para versões inferiores ao 2014 você tenha que dar um nome para o componente e clicar em OK, como se fosse criar um bloco)


Obs.: Quando você gera o componente ele automaticamente faz um Bloco, logo para você editar as configurar você deve entrar dentro do bloco do objeto (Apenas selecione um objeto e clique 2x em cima para habilitar o editor), repare que quando você entrar dentro do bloco e selecionar teu objeto, ele irá selecionar todos os objetos iguais, se você não quiser mais essa opção é só explodir o bloco.


Criado o componente agora eu uso o SHIFT+MOVE para criar copias do retângulo de luz e coloco nas outras áreas da sanca, fazendo isso ajusto os tamanhos e confiro se as faces brancas estão viradas para o interior do ambiente.

Obs.: Uso o Shift+Move para fazer cópias dos objetos, neste caso não preciso ficar selecionando a ferramenta Retângulo de Luz do V-Ray, criando os retângulos e configurando várias vezes.
Só teremos o trabalho de girar conforme a posição necessário e rever as faces brancas.

Está ai o Resultado!! Super simples essa configuração e já dá o efeito que mais utilizamos em forros.


Se você quiser deixar a luz mais aconchegante é só mudar a Cor em Color e chegar no efeito que deseja, só fazer os testes.



Finalizado a Configuração de Retângulo de Luz, você pode utilizar essas configurações para diversos tipos de iluminação, depende apenas do teu projeto.

Agora vamos falar das outras opções de Retângulo de Luz, se você quiser usar em Arandelas, Balizadores ou em qualquer outra coisa.

9º Passo: Crie um Retângulo de Luz com uma das Arestas para Parece e a Face Branca voltado para o Piso.

10º Passo: Vá novamente no V-Ray Light Editor ( botão direito sobre o retângulo de Luz > V-Ray for Sketchup > Editor Light)

Diminua a intensidade para 100,00

Vá na aba Options e Clique em Invisible (Essa opção faz com que o Retângulo de Luz não apareça na renderização, ele renderiza apenas a Luz)


Exemplos:

Na imagem abaixo a opção Invisible não esta habilitada.

Percebam como a face Azul do Retângulo que é a que esta voltada para o Teto esta Preto e a Face Branca que esta voltada para o Piso esta emitindo Luz.


Com a opção Invisible Habilitada, o retângulo de Luz não aparece na renderização.



Outra Opção do retângulo de Luz é emitir luz por ambos os lados, tanto pela face Branca quanto pela Azul.

Utilizando o mesmo retângulo de Luz, volte no V-Ray Light Editor 

Habilite em Options a opção Double Sided, dê OK e renderize para fazer o Teste.


Tcharãn!!! Iluminação pelas duas faces, excelente para Arandelas e Balizadores.

Perceba que não estava habilitada a função invisible, logo o retângulo está aparecendo na renderização.



Para não aparecer é só voltar no V-Ray Light Editor e habilitar a opção Invisible.


E prontinho!! está aí o exemplo...o/// Viram como é fácil!!


Na imagem abaixo esta um exemplo com alteração de cor, no V-Ray Light Editor  vá em Color e coloque a cor que desejar e seja Feliz!!! =D



Pessoal, desculpa a demora nos tutoriais mas como falado inicialmente estamos em processo de mudanças e muitas novidades.

Espero que tenham gostado do tutorial e que seu trabalho fique lindo!!

Abraço a todos!!

Vida Longa e Próspera! (Vulcanos)


sexta-feira, 17 de abril de 2015

Tutorial Render V-Ray Sketchup: Configurando Iluminação IES/SPOT para Renderizar no V-Ray - Básico

Olá Pessoal,

Estamos entrando na Etapa 3 - Iluminação para Renderização de Interior Básica.

Vamos separar essa parte de iluminação em alguns tutoriais, para que a publicação não fique muito extensa.

- Iluminação IES - mais utilizada para Spots e Balizadores
- Iluminação Retângulo de Luz - Para Fita de LED e Forro de Gesso
- Iluminação Spot Light - Geral
- Iluminação Omni - Para Abajures
- Material Emissive - Para iluminação com desenho diferenciado
- Iluminação 2Side - Para Passar a luz através de materiais

Hoje o tutorial é de Iluminação IES!

Todo mundo tem dificuldade em iluminação, mas depois de hoje irão ver que não é nenhum bicho de sete cabeças.

Vamos Lá!

Observação SUPER IMPORTANTE!!! Para a iluminação funcionar bem a tua modelagem deve ser feita em Centímetro!!

Primeiro vamos falar da iluminação .IES que é a mais utilizada, por se tratar de fachos de luz similar ao do spot, como a imagem abaixo.



- Primeiro você deve baixar os arquivos .IES em seu computador, não se preocupe, não precisa instalar nada, você apenas baixa os arquivos para utilizar depois na configuração do V-Ray,

- Outra dica é ao invés de ficar fazendo teste no V-Ray da luz, neste link de download de IES acompanha o gerenciador de IES e nele você pode abrir os aquivos que quer usar ou tem dúvida, para ver qual o cone de iluminação.


Então vamos para a explicação de Iluminação IES:


1º Passo - Clique no ícone de Luz IES;
2º Passo - Clique no lugar onde você deseja colocar a iluminação; Não precisa ser no local exato, já que depois você terá que mover e diminuir o tamanho;


3º Passo - Clique com o botão direito sobre a luz selecionada;
4º Passo - Vá em V-Ray for Sketchup > Edit Light



5º Passo - Edit Light, abrirá a janela de Configuração da Luz - V-Ray Light Editor

Nesta janela você irá configura apenas 3 itens:
Cor - Intensidade e Inserir o Arquivo IES que você baixou.

Obs.: A intensidade da iluminação tem que ficar acima dos 10.000 para aparecer bem o facho de luz, faça o teu teste.




Pronto, a configuração da Luz já esta feita, mas LEMBRE que a luz só vai aparecer se a tua modelagem estiver em CENTÍMETRO.



Agora vamos ajusta a altura e o tamanho do cone de iluminação, vamos utilizar 2 (duas) ferramentas básicas o Scale e o Move, simples!

6º Passo - Selecione a Ferramenta Scale e diminua o cone de tamanho



Após diminuir um pouco o cone de iluminação, percebam que a Luz já subiu um pouco e não ficou tão aberta quanto na imagem anterior.

Porém queremos que o cone de iluminação fique mais próxima do Spot, para deixar mais real.


7º Passo - Agora com a Ferramenta Move, pegue o cone de iluminação e aproxime a borda mais perto do spot, cuidado apenas para não subir tanto a ponto da luz não aparecer

Obs.: O Spot que digo é o componente modelado, só baixar qual preferir na 3D Wirehouse - Sketchup


A diferença é um pouco sutil no caso da LUZ IES que selecionei, mas repare que o cone subiu mais. Tudo depende da Luz IES que você escolher, mas sempre aproxime o cone de iluminação do spot.



E PRONTO!! está feito a configuração Básica Iluminação de Spot, dá para utilizar essa configuração e tipo de iluminação em cone também em balizadores, arandelas, pendentes, depende da tua necessidade, só ajustar intensidade, o tipo de luz IES e cor.




Pessoal, espero que tenha esclarecido algumas dúvidas na aplicação de Luz para Spot e afins.

Como já disse no inicio é uma configuração básica mas quem quiser se aprofundar melhor há várias configurações que podem ser feitas, no google tem uma infinidade de tutoriais.

Mas aos poucos vamos publicando tutoriais mais específicos.

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Abraços!

Vida Longa e Próspera!