sexta-feira, 16 de abril de 2010

ETFE.

Olá pessoal, 
 hoje irei falar sobre um material pouco conhecido no Brasil,porém revolucionário, o etileno tetrafluoretileno, também conhecido com o seu acrónimo ETFE.
É um material que pode substituir o vidro. Comparando com o mesmo,o ETFE pesa cerca de 1%, transmite mais luz e é, até mesmo mais resistente, auto-limpante (devido à sua superfície não aderente), reciclável e de fácil manuntenção.
Vocês devem estar se perguntando, mas como"plástico"*  vai ficar de baixo de sol e é mais resistente que vidro? Sim! ele mais resistente,sua estrutura só começa a derreter a partir de 200°C ,suporta vários tipos de fatores climáticos e também 400x o seu peso próprio.
O material pode adquirir os fomatos de tubo,manta e fita; dependendo da construção ele é utilizado como se fosse uma almofada inflada para que possa se controlar a temperatura interna do ambiente e para adquirir maior resistência para contra os fatores climáticos (ex: Neve).
Por ser pouco conhecido parece atual, mas não, ele já existe a décadas, e tenho certeza que você já o viu em algum lugar. Infelizmente eu não tenho certeza se tem obras no Brasil utilizando o ETFE, mas agora que já conhecemos,podemos dar um grande passo para futuras obras extraordinárias.
Abaixo estão algumas memórias paras vocês.

 
 
 Cúpula Geodesica- O projeto Éden(Inglaterra) é uma enorme estrutura construída dentro de uma antiga mina profunda. A estrutura engloba três biomas, que são áreas designadas para representar três diferentes climas encontrados ao redor do mundo. Mais a respeito sobre o Projeto Éden.

Entrando no assunto de cúpula geodésica, um grupo de engenheiros e cientistas, criaram uma solução para a cidade de Houston no Texas-EUA,com o intuito de protegê-la de fenômenos climáticos (o governo chega a gastar 10 bilhões para a reparação de danos ocorridos por grandes tempestades).Enfim, no projeto dos engenheiros, Houston seria envolvida por uma cobertura de 21 milhões de metros quadrados, a maior do mundo. ( No discovery Channel está passando reprise desta reportagem no quadro Engenharia Extrema)

 Centro Aquático Nacional em Beijing - China

Enfim galerinha, fica aí um material que se vocês se interessarem vale muito a pena saber mais.

Para os profissionais se destacarem na área em que trabalha tem de haver um diferencial e o conhecimento é sem dúvidas o melhor diferencial de todos;
espero que tenham gostado da novidade velhinha rs.

Até a próxima, e matenha contato ;D


*Ele parece plástico mole transparente.

5 comentários :

  1. Adorei a novidade velhinha.
    By Gabih

    ResponderExcluir
  2. que bom gabi, esse material é interesantissimo, pq podemos mudar totalmento o modo que produzem as chamadas caixa de vidro aqui no Brasil,será algo totalmente funcional para o nosso clima...

    Beijok's gabi, obrigada por acompanhar o blog.. ;)

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito satisfeito por ver interesse por parte de architetos e engenheiros Brasileiros, igualmente pelo fato de que os projetos foram da nossa autoria.
    Caso necessitem de mais informações por favor consultem www.vector-foiltec.com ou podem entrar diretamente em contato comigo rui.marques@vector-foiltec.com
    Obrigado,
    Rui Marques

    ResponderExcluir
  4. Olá Rui Marques, muito legal você comentar neste blog, com certeza para mais informações consultarei o site, adoro essa tecnologia do ETFE principalmente por ser muito "versátil". Infelizmente, nem todos meus colegas tem interesse em inovações, pois foi exatamente neste mês de outubro que tomaram conhecimento deste material, que a tempos já vem sendo usado. Muito obrigada por sua colabração no blog, e por se dispor a passar maiores informações.
    Abraços,
    Camila Cardoso

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Rui Marques fiquei muito contente em conhecer esse material ja trabalho com policarbonato mas gosto de novidades, assistindo national geographic tomei conhecimento gostaria de saber se você tem conhecimento de obra no Brasil com esse material , ficarei contente se me retorna .email sergio.alianca@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir