sexta-feira, 16 de abril de 2010

ETFE.

Olá pessoal, 
 hoje irei falar sobre um material pouco conhecido no Brasil,porém revolucionário, o etileno tetrafluoretileno, também conhecido com o seu acrónimo ETFE.
É um material que pode substituir o vidro. Comparando com o mesmo,o ETFE pesa cerca de 1%, transmite mais luz e é, até mesmo mais resistente, auto-limpante (devido à sua superfície não aderente), reciclável e de fácil manuntenção.
Vocês devem estar se perguntando, mas como"plástico"*  vai ficar de baixo de sol e é mais resistente que vidro? Sim! ele mais resistente,sua estrutura só começa a derreter a partir de 200°C ,suporta vários tipos de fatores climáticos e também 400x o seu peso próprio.
O material pode adquirir os fomatos de tubo,manta e fita; dependendo da construção ele é utilizado como se fosse uma almofada inflada para que possa se controlar a temperatura interna do ambiente e para adquirir maior resistência para contra os fatores climáticos (ex: Neve).
Por ser pouco conhecido parece atual, mas não, ele já existe a décadas, e tenho certeza que você já o viu em algum lugar. Infelizmente eu não tenho certeza se tem obras no Brasil utilizando o ETFE, mas agora que já conhecemos,podemos dar um grande passo para futuras obras extraordinárias.
Abaixo estão algumas memórias paras vocês.

 
 
 Cúpula Geodesica- O projeto Éden(Inglaterra) é uma enorme estrutura construída dentro de uma antiga mina profunda. A estrutura engloba três biomas, que são áreas designadas para representar três diferentes climas encontrados ao redor do mundo. Mais a respeito sobre o Projeto Éden.

Entrando no assunto de cúpula geodésica, um grupo de engenheiros e cientistas, criaram uma solução para a cidade de Houston no Texas-EUA,com o intuito de protegê-la de fenômenos climáticos (o governo chega a gastar 10 bilhões para a reparação de danos ocorridos por grandes tempestades).Enfim, no projeto dos engenheiros, Houston seria envolvida por uma cobertura de 21 milhões de metros quadrados, a maior do mundo. ( No discovery Channel está passando reprise desta reportagem no quadro Engenharia Extrema)

 Centro Aquático Nacional em Beijing - China

Enfim galerinha, fica aí um material que se vocês se interessarem vale muito a pena saber mais.

Para os profissionais se destacarem na área em que trabalha tem de haver um diferencial e o conhecimento é sem dúvidas o melhor diferencial de todos;
espero que tenham gostado da novidade velhinha rs.

Até a próxima, e matenha contato ;D


*Ele parece plástico mole transparente.