quarta-feira, 6 de maio de 2015

Tutorial Render V-Ray Sketchup: Configurando Iluminação Retângulo de Luz/Fita de LED - Iluminação Forro e Arandelas para Renderizar no V-Ray - Básico

Olá Pessoal,

estamos mudando nosso blog, em breve terá novidades e maior regularidade nas publicações.

O tutorial de hoje é o Retângulo de Luz.

Utilizamos o retângulo de Luz para fazer o efeito de iluminação LED em sancas de forro ou nichos, Plafons, Arandelas...depende da necessidade de vocês.


Iluminação indireta em sanca/forro


Então vamos lá!

Lembrando que iluminação trabalha com unidade de medida em Centímetro.

O Exemplo que vamos fazer é para Sanca, entretanto você pode fazer para tudo que achar necessário, só regular intensidade e cor.

1º Passo: Selecione a Ferramenta Retângulo de Luz na tua barra de ferramentas do V-Ray;


2º Passo: Faça o retângulo no tamanho e no local desejado; (ele não vai ficar azul assim, então não ache que esta fazendo errado)


Depois de feito o retângulo certifique que a face branca fique exposta para o local que deseja que ilumine, ou seja, para o interior do ambiente.

3º Passo:

O retângulo tem 2 faces a Azul e a Branca, a Branca é onde há a emissão de luz e a Azul fica preta.

Você não precisa entrar no bloco para inverter a face, apenas use o Flip Along ( clique com o botão direito em cima do teu objeto selecionado, vá em Flip Along > escolha um dos eixos, confesso que nunca paro para pensar qual eixo usar, então vou fazendo o teste, geralmente o azul dá certo)

Se não conseguir usar o Flip Along use o move ou o rotate para girar em 180º na vertical ou horizontal, tanto faz.



Observem a imagem como a face branca ficou exposta para o centro do forro, você deverá ater-se sempre a isso, mesmo se for utilizar o retângulo de luz para Plafon ou Balizador, se atente a colocar a face Branca sempre para o interior do ambiente.



4º Passo: Selecione a ferramenta MOVE e arraste teu retângulo de luz para o fundo da Sanca, se ele ficar na ponta não dará o efeito difuso da Sanca.



5º Passo: Após afastado, vamos ajeitar o comprimento para que ele ilumine toda a sanca e não fique com sombra nas bordas internas.

Com a ferramenta SCALE selecione o ponto do meio e aumente o Retângulo até a face mais próxima da sanca, ou como achar que fica melhor, nesta hora depende da tua modelagem.


Vai ficar como a imagem abaixo.


Repita isso para os dois lados.

Obs.: Você só faz esse procedimento se teu retângulo ficar muito menor do espaço que tem na sanca, como o exemplo que fiz no inicio.


Finalizado os ajuste de forma, agora vamos configurar a Luz.

6º Passo: Com o botão direito em cima do teu Objeto Selecionado vá em V-Ray for Sketchup > Edit Light


Aberta a Janela V-Ray Light Editor

Tem várias Opções, inicialmente vamos alterar apenas Intensity (Intensidade) e Color (Cor)

7º Passo: No Intensity ele já terá o valor 30,0, porém temos que deixar esse valor acima de 100,0.

Eu geralmente uso para fita de LED valores entre 600,00 a 1200,00, porque sempre insiro ele em algum nicho e assim o facho de luz aparece melhor.

Se for para outros elementos você pode usar 100,0 a 150,0, mas lembrando que a intensidade depende de quanto de iluminação você já tiver em seu ambiente e qual efeito você deseja também, logo vale a regrinha do render teste (renderizar na menor resolução para ver como ficou a iluminação).

Mas esses valores tem funcionado para mim.


Agora Fazendo um Render Teste, e está aí!!

Simples a configuração, né!?


Após configurado a iluminação, vamos colocar o retângulo de Luz em todos os lado.

Eu tenho um hábito que facilita muito o meu trabalho, crio componente de tudo, por que?

Porque se eu tenho um mesmo objeto que eu vou usar várias vezes que vai ter a mesma configuração dos outros, eu edito apenas um e ele vai editar todos os outros automaticamente. Vale para tudo e no caso de iluminação é excelente!!

8º Passo: Com o retângulo de luz selecionado clico com o botão direito sobre ele e depois Make Component (criar componente), apenas isso!  (uso a versão do sketchup 2015, talvez para versões inferiores ao 2014 você tenha que dar um nome para o componente e clicar em OK, como se fosse criar um bloco)


Obs.: Quando você gera o componente ele automaticamente faz um Bloco, logo para você editar as configurar você deve entrar dentro do bloco do objeto (Apenas selecione um objeto e clique 2x em cima para habilitar o editor), repare que quando você entrar dentro do bloco e selecionar teu objeto, ele irá selecionar todos os objetos iguais, se você não quiser mais essa opção é só explodir o bloco.


Criado o componente agora eu uso o SHIFT+MOVE para criar copias do retângulo de luz e coloco nas outras áreas da sanca, fazendo isso ajusto os tamanhos e confiro se as faces brancas estão viradas para o interior do ambiente.

Obs.: Uso o Shift+Move para fazer cópias dos objetos, neste caso não preciso ficar selecionando a ferramenta Retângulo de Luz do V-Ray, criando os retângulos e configurando várias vezes.
Só teremos o trabalho de girar conforme a posição necessário e rever as faces brancas.

Está ai o Resultado!! Super simples essa configuração e já dá o efeito que mais utilizamos em forros.


Se você quiser deixar a luz mais aconchegante é só mudar a Cor em Color e chegar no efeito que deseja, só fazer os testes.



Finalizado a Configuração de Retângulo de Luz, você pode utilizar essas configurações para diversos tipos de iluminação, depende apenas do teu projeto.

Agora vamos falar das outras opções de Retângulo de Luz, se você quiser usar em Arandelas, Balizadores ou em qualquer outra coisa.

9º Passo: Crie um Retângulo de Luz com uma das Arestas para Parece e a Face Branca voltado para o Piso.

10º Passo: Vá novamente no V-Ray Light Editor ( botão direito sobre o retângulo de Luz > V-Ray for Sketchup > Editor Light)

Diminua a intensidade para 100,00

Vá na aba Options e Clique em Invisible (Essa opção faz com que o Retângulo de Luz não apareça na renderização, ele renderiza apenas a Luz)


Exemplos:

Na imagem abaixo a opção Invisible não esta habilitada.

Percebam como a face Azul do Retângulo que é a que esta voltada para o Teto esta Preto e a Face Branca que esta voltada para o Piso esta emitindo Luz.


Com a opção Invisible Habilitada, o retângulo de Luz não aparece na renderização.



Outra Opção do retângulo de Luz é emitir luz por ambos os lados, tanto pela face Branca quanto pela Azul.

Utilizando o mesmo retângulo de Luz, volte no V-Ray Light Editor 

Habilite em Options a opção Double Sided, dê OK e renderize para fazer o Teste.


Tcharãn!!! Iluminação pelas duas faces, excelente para Arandelas e Balizadores.

Perceba que não estava habilitada a função invisible, logo o retângulo está aparecendo na renderização.



Para não aparecer é só voltar no V-Ray Light Editor e habilitar a opção Invisible.


E prontinho!! está aí o exemplo...o/// Viram como é fácil!!


Na imagem abaixo esta um exemplo com alteração de cor, no V-Ray Light Editor  vá em Color e coloque a cor que desejar e seja Feliz!!! =D



Pessoal, desculpa a demora nos tutoriais mas como falado inicialmente estamos em processo de mudanças e muitas novidades.

Espero que tenham gostado do tutorial e que seu trabalho fique lindo!!

Abraço a todos!!

Vida Longa e Próspera! (Vulcanos)


sexta-feira, 17 de abril de 2015

Tutorial Render V-Ray Sketchup: Configurando Iluminação IES/SPOT para Renderizar no V-Ray - Básico

Olá Pessoal,

Estamos entrando na Etapa 3 - Iluminação para Renderização de Interior Básica.

Vamos separar essa parte de iluminação em alguns tutoriais, para que a publicação não fique muito extensa.

- Iluminação IES - mais utilizada para Spots e Balizadores
- Iluminação Retângulo de Luz - Para Fita de LED e Forro de Gesso
- Iluminação Spot Light - Geral
- Iluminação Omni - Para Abajures
- Material Emissive - Para iluminação com desenho diferenciado
- Iluminação 2Side - Para Passar a luz através de materiais

Hoje o tutorial é de Iluminação IES!

Todo mundo tem dificuldade em iluminação, mas depois de hoje irão ver que não é nenhum bicho de sete cabeças.

Vamos Lá!

Observação SUPER IMPORTANTE!!! Para a iluminação funcionar bem a tua modelagem deve ser feita em Centímetro!!

Primeiro vamos falar da iluminação .IES que é a mais utilizada, por se tratar de fachos de luz similar ao do spot, como a imagem abaixo.



- Primeiro você deve baixar os arquivos .IES em seu computador, não se preocupe, não precisa instalar nada, você apenas baixa os arquivos para utilizar depois na configuração do V-Ray,

- Outra dica é ao invés de ficar fazendo teste no V-Ray da luz, neste link de download de IES acompanha o gerenciador de IES e nele você pode abrir os aquivos que quer usar ou tem dúvida, para ver qual o cone de iluminação.


Então vamos para a explicação de Iluminação IES:


1º Passo - Clique no ícone de Luz IES;
2º Passo - Clique no lugar onde você deseja colocar a iluminação; Não precisa ser no local exato, já que depois você terá que mover e diminuir o tamanho;


3º Passo - Clique com o botão direito sobre a luz selecionada;
4º Passo - Vá em V-Ray for Sketchup > Edit Light



5º Passo - Edit Light, abrirá a janela de Configuração da Luz - V-Ray Light Editor

Nesta janela você irá configura apenas 3 itens:
Cor - Intensidade e Inserir o Arquivo IES que você baixou.

Obs.: A intensidade da iluminação tem que ficar acima dos 10.000 para aparecer bem o facho de luz, faça o teu teste.




Pronto, a configuração da Luz já esta feita, mas LEMBRE que a luz só vai aparecer se a tua modelagem estiver em CENTÍMETRO.



Agora vamos ajusta a altura e o tamanho do cone de iluminação, vamos utilizar 2 (duas) ferramentas básicas o Scale e o Move, simples!

6º Passo - Selecione a Ferramenta Scale e diminua o cone de tamanho



Após diminuir um pouco o cone de iluminação, percebam que a Luz já subiu um pouco e não ficou tão aberta quanto na imagem anterior.

Porém queremos que o cone de iluminação fique mais próxima do Spot, para deixar mais real.


7º Passo - Agora com a Ferramenta Move, pegue o cone de iluminação e aproxime a borda mais perto do spot, cuidado apenas para não subir tanto a ponto da luz não aparecer

Obs.: O Spot que digo é o componente modelado, só baixar qual preferir na 3D Wirehouse - Sketchup


A diferença é um pouco sutil no caso da LUZ IES que selecionei, mas repare que o cone subiu mais. Tudo depende da Luz IES que você escolher, mas sempre aproxime o cone de iluminação do spot.



E PRONTO!! está feito a configuração Básica Iluminação de Spot, dá para utilizar essa configuração e tipo de iluminação em cone também em balizadores, arandelas, pendentes, depende da tua necessidade, só ajustar intensidade, o tipo de luz IES e cor.




Pessoal, espero que tenha esclarecido algumas dúvidas na aplicação de Luz para Spot e afins.

Como já disse no inicio é uma configuração básica mas quem quiser se aprofundar melhor há várias configurações que podem ser feitas, no google tem uma infinidade de tutoriais.

Mas aos poucos vamos publicando tutoriais mais específicos.

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Abraços!

Vida Longa e Próspera!

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Tutorial Render V-Ray Sketchup: Configurando Material para Renderizar no V-Ray - Básico

Olá Pessoal,

Seguindo com a Parte II de renderização básica em V-Ray, hoje falaremos de Material.

Primeiramente não foi falado na publicação anterior que para um render bom não adianta somente configuração, mas também uma BOA MODELAGEM e BOAS IMAGENS para aplicação de material.

Neste tutorial não falaremos sobre configuração de textura e material direto no V-Ray que chamamos de vismap, pode encontrar essas configuração download em vários sites.

Não iremos configurar dessa forma pelo simples fato que: isso aumenta a qualidade e o tempo de renderização e o que buscamos com o tutorial é um render bom, simples e rápido.

Vamos lá!

Alguns sites para encontrar textura boas.

http://www.sketchuptexture.com/
http://www.cgtextures.com/

Você também pode procurar no google, pegar o material no fornecedor que quiser e arrumar ou nos variados grupos de sketchup no facebook, há infinitas opções.

Quando eu digo textura é a foto do Material, no próprio sketchup já vem algumas, porém não há tantas variedades.
Textura de Cimento
Textura de Madeira



Observação:

Evite imagens que tenha incidência de luz ou que precise de aplicação mais elaborada.
Imagem precisa de aplicação elaborada

Imagem com luz e sombra nas bordas




A Aplicação de Material é simples:

1º Passo - Abra a Janela de Materiais;
2º Passo - Clique Create Material, irá abrir a Janela para Adicionar o Material;


3º Passo -  Clqiue em Abrir Material, vai abrir a janela para você escolher a imagem;


4º Passo - Escolha a Imagem que deseja e clique em Abrir;

Obs.: Se for imagem que já tenha um tamanho definido como por exemplo: pastilha, porcelanatos, cerâmicas, se você pegou em fornecedor ou no Google veja o tamanho original do material, para que você aplique em tamanho real na modelagem.
Neste caso eu selecionei uma placa de pastilha que é 30x30cm.


5º Passo - Ajuste o tamanho da tua imagem conforme o tamanho do material, neste caso a imagem vai ser replicada com tamanho 30x30cm;

Obs.: Repare na correntinha ao lado, significa que o tamanho da largura será proporcional ou igual a altura e vice versa, para você colocar dimensões diferentes basta clicar sobre a correntinha para desabilitar a função de proporção.


Agora é só aplicar no teu plano, parede, mobiliário ou no que precisar...



Há uma forma de você ajustar a imagem conforme a superfície, eu uso muito para ajustar a textura em mobiliários ou para fazer paginações.

Com a textura aplicada e com a ferramenta de Balde de Tinta/ Paint Bucket ativada, vá em cima da tua textura e clique com o botão direito sobre ela, aparecerá a opção abaixo.

Clique em Textura > Position


Aparecerá essas 4 opções

Rotaciona, Mover, Perspectiva e Escala

O Rotacionar também aumenta a imagem, é o que mais uso quando trabalho com textura de madeira ou imagem que são lineares.


Rotacionar e Aumentar

Perspectiva

Escala e Perspectiva

Ajustando o Material no Material V-Ray Editor

Macete para não ter que ficar buscando no Material Editor a tua Imagem: 

                 Vá no Balde de Tinta/Paint Bucket, pegue o conta gotas e clique no material que você quer, logo isso vá até o Material V-Ray Editor e pronto, ele abrirá direto no teu Material para configuração.

6º Passo - Clique no M (Material Editor), abrirá a janela V-Ray Material Editor. Aqui é onde se configura todas as texturas para aparecer no render, você poderá colocar Reflexão, refração, iluminação, texturas diversas e profundidades.

Na aba Difuse é onde fica a tua imagem, não mexeremos nela.

Vocês podem ver que todas as imagens irão vir com a configuração do V-Ray padrão, nós iremos acrescentar Reflexão ou Refração para deixar a imagem mais realística no render, apenas isso! pois é uma configuração Básica.
Não iremos mexer com profundidade (Bump) neste tutorial, em alguma outra oportunidade falaremos a respeito, trabalharemos apenas com a imagem plana.

Depois que que pegou a tua imagem pelo contas gostas, o material editor já localizou a tua textura, dê um Preview para confirmar.


 Clique na flecha ao lado do teu material, selecione Creat Layer e escolha Reflection;

Nela janela de Creat Layer3 opções que usamos bastante:

Emissive que é para deixar a imagem com iluminação, usado bastante para colocar luz em imagens como por exemplo na televisão, ou até usar para fazer a iluminação com desenho diferenciado. No próximo tutorial sobre iluminação eu vou falar um pouco sobre o Emissive.

Reflection que é para refletir, muito utilizado para fazer espelho ou dar brilho no material para refletir objetos, por exemplo mármores.

Refraction para distorcer, usado bastante em vidros transparentes.

Neste caso como a pastilha tem um leve brilho, usaremos o Layer Reflection. Só clicar sobre para criar o layer.



Criado o Layer dê um Preview para ver como ele está. Veja também que foi criado uma aba de Reflection na configuração do material.

Se você tem o V-Ray anterior ao 2014, talvez ele apareça um espelho para você, calma já vamos arrumar isso.

7º Passo - Se o teu material aparece um espelho, clique com o botão direito sobre o (m), abrirá a janela V-Ray Texture Editor;


 8º Passo - Escolha a opção TextFresnel, ele irá aplicar a reflexão sobre a tua imagem. Dê OK e Preview, irá ficar como a Imagem acima.


Sem o Fresnel a tua textura no render irá sair como espelho. Sim! é assim que se faz espelho, geralmente eu pego a textura de metal e aplico Reflection e tiro o Fresnel. Simples!!!!

Dica 1 : Como espelho tem em vários itens do projeto eu crio apenas um material no vray, seleciono todos os itens que precisa de reflexão no sketch como : metais, espelhos, ferragens e objetos cromados e na janela de V-Ray Material Editor sobre o nome do meu material clico na opção Apply Material to Selection

No caso material que vão usar o mesmo tipo de reflexão, pode fazer isso para vários outros itens, madeiras, etc... fica a tua escolha e necessidade.

Dica 2: Quando a textura é metal cromado ou espelho eu aplico o sketchup o material de metal e depois configuro no v-ray como espelho, simplesmente para eu saber em quais objetos estão com reflexão, sendo que no sketchup na hora da modelagem vai ficar com a textura do metal.

Isso serve para não carregar muito o render nem a modelagem e tudo que pudermos fazer para reduzir o tempo de render, nós faremos. rs


Ajustando a intensidade de Reflexão

Abaixo estão alguns modelos para ajustar reflexão.

IOR está na Janela V-Ray Texture Editor, no 7º Passo você aprende como abrir ela.


Reflection Glossiness está na aba Reflection como mostra na imagem abaixo.


Só colocar os valores que preferir e fazer os testes.

Imagem: VRay for Sketchup Manual - www.vray.com

Imagem: VRay for Sketchup Manual -  www.vray.com

Não vamos falar do Refraction, geralmente eu apenas coloco o layer e não mexo em sua configuração.

Pessoal, espero que tenha esclarecido algumas dúvidas na aplicação e configuração de material.

Como já disse no inicio é uma configuração básica mas quem quiser se aprofundar melhor há várias configurações que podem ser feitas, no google tem uma infinidade de tutoriais.

Mas aos poucos vamos publicando tutoriais mais específicos.


Abraços!

Vida Longa e Próspera!