sexta-feira, 17 de abril de 2015

Tutorial Render V-Ray Sketchup: Configurando Iluminação IES/SPOT para Renderizar no V-Ray - Básico

Olá Pessoal,

Estamos entrando na Etapa 3 - Iluminação para Renderização de Interior Básica.

Vamos separar essa parte de iluminação em alguns tutoriais, para que a publicação não fique muito extensa.

- Iluminação IES - mais utilizada para Spots e Balizadores
- Iluminação Retângulo de Luz - Para Fita de LED e Forro de Gesso
- Iluminação Spot Light - Geral
- Iluminação Omni - Para Abajures
- Material Emissive - Para iluminação com desenho diferenciado
- Iluminação 2Side - Para Passar a luz através de materiais

Hoje o tutorial é de Iluminação IES!

Todo mundo tem dificuldade em iluminação, mas depois de hoje irão ver que não é nenhum bicho de sete cabeças.

Vamos Lá!

Observação SUPER IMPORTANTE!!! Para a iluminação funcionar bem a tua modelagem deve ser feita em Centímetro!!

Primeiro vamos falar da iluminação .IES que é a mais utilizada, por se tratar de fachos de luz similar ao do spot, como a imagem abaixo.



- Primeiro você deve baixar os arquivos .IES em seu computador, não se preocupe, não precisa instalar nada, você apenas baixa os arquivos para utilizar depois na configuração do V-Ray,

- Outra dica é ao invés de ficar fazendo teste no V-Ray da luz, neste link de download de IES acompanha o gerenciador de IES e nele você pode abrir os aquivos que quer usar ou tem dúvida, para ver qual o cone de iluminação.


Então vamos para a explicação de Iluminação IES:


1º Passo - Clique no ícone de Luz IES;
2º Passo - Clique no lugar onde você deseja colocar a iluminação; Não precisa ser no local exato, já que depois você terá que mover e diminuir o tamanho;


3º Passo - Clique com o botão direito sobre a luz selecionada;
4º Passo - Vá em V-Ray for Sketchup > Edit Light



5º Passo - Edit Light, abrirá a janela de Configuração da Luz - V-Ray Light Editor

Nesta janela você irá configura apenas 3 itens:
Cor - Intensidade e Inserir o Arquivo IES que você baixou.

Obs.: A intensidade da iluminação tem que ficar acima dos 10.000 para aparecer bem o facho de luz, faça o teu teste.




Pronto, a configuração da Luz já esta feita, mas LEMBRE que a luz só vai aparecer se a tua modelagem estiver em CENTÍMETRO.



Agora vamos ajusta a altura e o tamanho do cone de iluminação, vamos utilizar 2 (duas) ferramentas básicas o Scale e o Move, simples!

6º Passo - Selecione a Ferramenta Scale e diminua o cone de tamanho



Após diminuir um pouco o cone de iluminação, percebam que a Luz já subiu um pouco e não ficou tão aberta quanto na imagem anterior.

Porém queremos que o cone de iluminação fique mais próxima do Spot, para deixar mais real.


7º Passo - Agora com a Ferramenta Move, pegue o cone de iluminação e aproxime a borda mais perto do spot, cuidado apenas para não subir tanto a ponto da luz não aparecer

Obs.: O Spot que digo é o componente modelado, só baixar qual preferir na 3D Wirehouse - Sketchup


A diferença é um pouco sutil no caso da LUZ IES que selecionei, mas repare que o cone subiu mais. Tudo depende da Luz IES que você escolher, mas sempre aproxime o cone de iluminação do spot.



E PRONTO!! está feito a configuração Básica Iluminação de Spot, dá para utilizar essa configuração e tipo de iluminação em cone também em balizadores, arandelas, pendentes, depende da tua necessidade, só ajustar intensidade, o tipo de luz IES e cor.




Pessoal, espero que tenha esclarecido algumas dúvidas na aplicação de Luz para Spot e afins.

Como já disse no inicio é uma configuração básica mas quem quiser se aprofundar melhor há várias configurações que podem ser feitas, no google tem uma infinidade de tutoriais.

Mas aos poucos vamos publicando tutoriais mais específicos.

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Abraços!

Vida Longa e Próspera!

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Tutorial Render V-Ray Sketchup: Configurando Material para Renderizar no V-Ray - Básico

Olá Pessoal,

Seguindo com a Parte II de renderização básica em V-Ray, hoje falaremos de Material.

Primeiramente não foi falado na publicação anterior que para um render bom não adianta somente configuração, mas também uma BOA MODELAGEM e BOAS IMAGENS para aplicação de material.

Neste tutorial não falaremos sobre configuração de textura e material direto no V-Ray que chamamos de vismap, pode encontrar essas configuração download em vários sites.

Não iremos configurar dessa forma pelo simples fato que: isso aumenta a qualidade e o tempo de renderização e o que buscamos com o tutorial é um render bom, simples e rápido.

Vamos lá!

Alguns sites para encontrar textura boas.

http://www.sketchuptexture.com/
http://www.cgtextures.com/

Você também pode procurar no google, pegar o material no fornecedor que quiser e arrumar ou nos variados grupos de sketchup no facebook, há infinitas opções.

Quando eu digo textura é a foto do Material, no próprio sketchup já vem algumas, porém não há tantas variedades.
Textura de Cimento
Textura de Madeira



Observação:

Evite imagens que tenha incidência de luz ou que precise de aplicação mais elaborada.
Imagem precisa de aplicação elaborada

Imagem com luz e sombra nas bordas




A Aplicação de Material é simples:

1º Passo - Abra a Janela de Materiais;
2º Passo - Clique Create Material, irá abrir a Janela para Adicionar o Material;


3º Passo -  Clqiue em Abrir Material, vai abrir a janela para você escolher a imagem;


4º Passo - Escolha a Imagem que deseja e clique em Abrir;

Obs.: Se for imagem que já tenha um tamanho definido como por exemplo: pastilha, porcelanatos, cerâmicas, se você pegou em fornecedor ou no Google veja o tamanho original do material, para que você aplique em tamanho real na modelagem.
Neste caso eu selecionei uma placa de pastilha que é 30x30cm.


5º Passo - Ajuste o tamanho da tua imagem conforme o tamanho do material, neste caso a imagem vai ser replicada com tamanho 30x30cm;

Obs.: Repare na correntinha ao lado, significa que o tamanho da largura será proporcional ou igual a altura e vice versa, para você colocar dimensões diferentes basta clicar sobre a correntinha para desabilitar a função de proporção.


Agora é só aplicar no teu plano, parede, mobiliário ou no que precisar...



Há uma forma de você ajustar a imagem conforme a superfície, eu uso muito para ajustar a textura em mobiliários ou para fazer paginações.

Com a textura aplicada e com a ferramenta de Balde de Tinta/ Paint Bucket ativada, vá em cima da tua textura e clique com o botão direito sobre ela, aparecerá a opção abaixo.

Clique em Textura > Position


Aparecerá essas 4 opções

Rotaciona, Mover, Perspectiva e Escala

O Rotacionar também aumenta a imagem, é o que mais uso quando trabalho com textura de madeira ou imagem que são lineares.


Rotacionar e Aumentar

Perspectiva

Escala e Perspectiva

Ajustando o Material no Material V-Ray Editor

Macete para não ter que ficar buscando no Material Editor a tua Imagem: 

                 Vá no Balde de Tinta/Paint Bucket, pegue o conta gotas e clique no material que você quer, logo isso vá até o Material V-Ray Editor e pronto, ele abrirá direto no teu Material para configuração.

6º Passo - Clique no M (Material Editor), abrirá a janela V-Ray Material Editor. Aqui é onde se configura todas as texturas para aparecer no render, você poderá colocar Reflexão, refração, iluminação, texturas diversas e profundidades.

Na aba Difuse é onde fica a tua imagem, não mexeremos nela.

Vocês podem ver que todas as imagens irão vir com a configuração do V-Ray padrão, nós iremos acrescentar Reflexão ou Refração para deixar a imagem mais realística no render, apenas isso! pois é uma configuração Básica.
Não iremos mexer com profundidade (Bump) neste tutorial, em alguma outra oportunidade falaremos a respeito, trabalharemos apenas com a imagem plana.

Depois que que pegou a tua imagem pelo contas gostas, o material editor já localizou a tua textura, dê um Preview para confirmar.


 Clique na flecha ao lado do teu material, selecione Creat Layer e escolha Reflection;

Nela janela de Creat Layer3 opções que usamos bastante:

Emissive que é para deixar a imagem com iluminação, usado bastante para colocar luz em imagens como por exemplo na televisão, ou até usar para fazer a iluminação com desenho diferenciado. No próximo tutorial sobre iluminação eu vou falar um pouco sobre o Emissive.

Reflection que é para refletir, muito utilizado para fazer espelho ou dar brilho no material para refletir objetos, por exemplo mármores.

Refraction para distorcer, usado bastante em vidros transparentes.

Neste caso como a pastilha tem um leve brilho, usaremos o Layer Reflection. Só clicar sobre para criar o layer.



Criado o Layer dê um Preview para ver como ele está. Veja também que foi criado uma aba de Reflection na configuração do material.

Se você tem o V-Ray anterior ao 2014, talvez ele apareça um espelho para você, calma já vamos arrumar isso.

7º Passo - Se o teu material aparece um espelho, clique com o botão direito sobre o (m), abrirá a janela V-Ray Texture Editor;


 8º Passo - Escolha a opção TextFresnel, ele irá aplicar a reflexão sobre a tua imagem. Dê OK e Preview, irá ficar como a Imagem acima.


Sem o Fresnel a tua textura no render irá sair como espelho. Sim! é assim que se faz espelho, geralmente eu pego a textura de metal e aplico Reflection e tiro o Fresnel. Simples!!!!

Dica 1 : Como espelho tem em vários itens do projeto eu crio apenas um material no vray, seleciono todos os itens que precisa de reflexão no sketch como : metais, espelhos, ferragens e objetos cromados e na janela de V-Ray Material Editor sobre o nome do meu material clico na opção Apply Material to Selection

No caso material que vão usar o mesmo tipo de reflexão, pode fazer isso para vários outros itens, madeiras, etc... fica a tua escolha e necessidade.

Dica 2: Quando a textura é metal cromado ou espelho eu aplico o sketchup o material de metal e depois configuro no v-ray como espelho, simplesmente para eu saber em quais objetos estão com reflexão, sendo que no sketchup na hora da modelagem vai ficar com a textura do metal.

Isso serve para não carregar muito o render nem a modelagem e tudo que pudermos fazer para reduzir o tempo de render, nós faremos. rs


Ajustando a intensidade de Reflexão

Abaixo estão alguns modelos para ajustar reflexão.

IOR está na Janela V-Ray Texture Editor, no 7º Passo você aprende como abrir ela.


Reflection Glossiness está na aba Reflection como mostra na imagem abaixo.


Só colocar os valores que preferir e fazer os testes.

Imagem: VRay for Sketchup Manual - www.vray.com

Imagem: VRay for Sketchup Manual -  www.vray.com

Não vamos falar do Refraction, geralmente eu apenas coloco o layer e não mexo em sua configuração.

Pessoal, espero que tenha esclarecido algumas dúvidas na aplicação e configuração de material.

Como já disse no inicio é uma configuração básica mas quem quiser se aprofundar melhor há várias configurações que podem ser feitas, no google tem uma infinidade de tutoriais.

Mas aos poucos vamos publicando tutoriais mais específicos.


Abraços!

Vida Longa e Próspera!

sexta-feira, 27 de março de 2015

Tutorial Render Vray Sketchup: Configuração Render Básico para Interiores

Olá Pessoal!

Hoje o tutorial é de uma ferramente diferente, RENDERIZAÇÃO BÁSICA EM VRAY PARA INTERIORES, o blog desde o inicio foi criado para falar de todas as ferramentas utilizadas na área assim como dicas, porém acabei fazendo tutorial mais de AutoCad, hoje vou mudar este percurso.

Muitos profissionais possuem dúvidas nesta ferramenta em questão, vamos começar dos primórdios:

V-Ray é um plugin de renderização mais utilizado no mundo, por ser o renderizador mais completo. Ele não é feito só para Sketchup, por isso as vezes quando procuramos tutoriais de Vray no google aparecem tutoriais para programas que você nunca deve ter visto, mas o princípio é o mesmo.

O passo a passo a seguir é para um render básico para interiores, ou seja não mexeremos com sol apenas com iluminação artificial, afim de ter uma boa apresentação para o cliente ou para entrega de um trabalho acadêmico.

A explicação de RENDER BÁSICO PARA INTERIORES será divido em 3 tutoriais:
1º (hoje) - Configuração do Render no Options;
2º (próxima quinta) - Configuração de Material;
3º (depois da próxima quinta, rsrs) - Configuração de Iluminação Artificial.

***Vamos começar pela parte mais fácil e vamos para a difícil... Separamos os tutoriais para que ele não fique muito extenso e cansativo.

Então fique atento as atualizações, siga nos no Facebook Arquitetura Ativa! para acompanhar e receber as novidades! =D

Hey Ho, Let's Go!!

Dicas Iniciais: 
                   - Faça o teu desenho em centímetro (cm), assim você não terá muitos problemas com o render, com iluminação e com material.
                   - Modele no teu arquivo somente o ambiente que você vai renderizar no momento, assim o teu arquivo não fica muito pesado, ou se aparecer outro ambiente como na imagem abaixo pode modelar, porém apenas isso. ♫ 'Necessário somente o necessário o extraordinário é demais!! (menino lobo)
                   - Coloque tudo em grupo ou em componente, assim reduz um pouco o tempo de renderização;
                   - Dê PURGE (sim! existe no Sketchup também.) e corrija erros do teu arquivo, também diminui o tempo de render; Como faz? Segue >> Windows > Model Info > Statistics > Purge Unused (aguarda) depois Fix Problems (aguarda)... Ok!


1º Passo - Abra teu arquivo; 

- Sim meu arquivo já tem luz e material, vamos falar somente da configuração básica no Options.


2º Passo - Vá em Options; Vai Abrir uma Janela com várias abas para configuração V-Ray Option Editor, as abas estão minimizadas então é só clicar em cima que elas expandem.


3º Passo - Abra a Aba Environment; nesta aba é onde se configura o Sol, como é ambiente interno nós não precisamos dele. Você tem 2 opções 1ª - Deslisgar o GI e o Reflection (só de setar a caixinha) e 2º siga o 4º Passo;

4º Passo - Com o GI e Reflection Ligados mude a cor deles para Branco;
5º Passo - Clique com o botão esquerdo em cima do M, vai abrir uma janela V-Ray Texture editor;
6º Passo - Vamos retirar a textura de Céu, coloque None, na Aba Environment é somente essas configurações.

Obs.: Não vamos deixar entrar luz natural por enquanto, então eu sempre adoto fechar todos os vãos que possam entrar luz. Simplesmente faço uma caixa externa em volta do desenho, assim não corre o risco de ter feixes de luz. Veja as imagens abaixo.




Configurando Tamanho de Imagem: 2 Opções -> 8º Passo

7º Passo - Vá na Aba Output;

8º Passo
                1ª Opção - Output Size > Override Viewport, deixa selecionado; isso para você controlar o tamanho da tua imagem;  Configuração no 9º Passo;
                2ª Opção: Se você quiser renderizar exatamente aquilo que vê em sua tela (cena) simplesmente deixa de setado o Override Viewport, veja a diferença nas imagens abaixo.

Se escolheu a 1ª Opção siga;

9º Passo - Escolha uma medida sendo Width= largura e Height= altura; O Tamanho da imagem influencia no tempo de renderização, então quando for fazer um render de teste use o tamanho 800x600 que é o mais rápido e a imagem não fica com qualidade tão ruim, é só para ver as imperfeições da imagem e consertar a tempo de fazer o render final. 
Lembrando que você pode digitar o valor do tamanho ou clicar no tamanho pré configurado do V-Ray. Eu geralmente uso o tamanho W-2200x H-1700 para imagens finais.

Observação: O tamanho da imagem influencia na abrangência de seleção do render, por exemplo uma imagem com altura de 2200x1700 irá pegar mais áreas do piso e do forro, se trocarmos e colocarmos altura de 1700x2200 não pegará muita área do forro, porém abrangerá uma área maior nas laterais. Faça o teste! 

1º opção

Renderização com tamanho de imagem e Override Viewport ligado. 1ª Opção


2ª opção

Renderizando o que esta na minha tela, cena. Override Viewport desligado. 2ª Opção


Viram a diferença de tamanho? porém reparem que na 1ª Opção eu vejo mais o Forro e o Piso, já na 2ª  Opção é uma visão horizontal.

Você tem que ver em qual situação se encaixa essas opções, tudo depende do teu modelo.

Zoom 35º

Observação: Você pode alterar o zoom das cenas para pegar mais objetos, só cuidado para não distorcer a imagem final. 

Nesses renders acima eu utilizo o zoom padrão de 35º, tudo depende também do modo que você posiciona a câmera, vai da tua necessidade.

Como faz para mudar o Zoom? Atalho tecla Z (Zoom) do teclado >  digite o valor que deseja > enter.
Zoom 50º
Zomm 75º



Resolvido o tamanho da imagem e sol, vamos para um detalhe que faz MUITA diferença em um bom render, mesmo sendo o básico. Um monte de gente esquece de configurar.

10º Passo - Abra a aba Indirect Ilumination (GI);

11º Passo - Habilite (sete a caixa do ON) o Ambient Occlusion, insira os valores seguintes:
                   Amount - 1,5
                   Subdivs - 35

O que isso faz? Em uma forma bem simplista de explicar ele cria uma sombra nas quinas de todos os objetos e nas diferenças de materiais, assim o desenho não fica chapado, abaixo tem algumas imagens que mostra bem isso.


Imagem COM a configuração acima, ou seja, com Ambient Occlusion ligado e com os valores acima inseridos;


 Imagem SEM a configuração acima, ou seja, com Ambient Occlusion desligado e com os valores padrão do V-Ray;


Perceberam a diferença, então é bom não esquecer disso faz muita diferença para uma imagem com bom resultado!



Esta aí a imagem renderizada com a configuração acima!!  Calma lá!!! teu render ainda não vai ficar exatamente como a da imagem, pois ainda tecnicamente você não inseriu iluminação e material.

Mas para quem já sabe lidar um pouco com a ferramente faça teu teste!! Render rápido e com boa qualidade para apresentação, muito melhor do que só entregar o Sketchup com Estilo rs.

É isso aí pessoal, o foco do tutorial foi apenas a configuração de um render básico e não a explicação da ferramenta em si, finalizando o tutorial para fazer um render como a imagem acima postaremos algumas coisas mais específicas.

Espero que ajude e que tenham gostado! Até a próxima!!

Para dúvidas deixe o teu comentário no Blog ou inbox no Facebook Arquitetura Ativa!

Saudações.

Vida Longa e Próspera!